Levantamos com as crianças, de 1o. ano, quais as trovas que queriam apresentar no Sarau de Trovas. As trovas utilizadas foram do livro “Diga um verso bem bonito!” de Maria José Nóbrega.
Oficina do Sarau
Aquecimento
Postura correta: pés paralelos e começar a girar os braços sem mexer o resto do corpo.
Aos poucos deixar o movimento reverberar pelos joelhos, pés, tronco e cabeça.
Esticar o olhar e tentar alcançar mais longe e perceber os objetos do percurso.
Desenvolvimento
Vamos brincar da brincadeira “Como você se sente por dentro?!”
“ Fui andando por um caminho
Encontrei uma coruja,
Pisei no rabo dela
Me chamou de cara suja.”
Intervenções:
· Caminhe da sua maneira. Perceba, sem falar, como você está caminhando. Mostre com seu corpo essa maneira.
· Onde você está caminhando, o que está fazendo? Qual a temperatura deste lugar? O que você vê neste lugar?
· Nesse caminho você encontrou uma coruja, imite-a. ( Pode ser que as crianças não tenham referências sobre esse animal, será que procurarão informações?) Pode-se usar vídeo do www.youtube.com.br/coruja orelhuda
· A partir da observação do animal em movimento, permitir reações das crianças. Possivelmente começarão a imitá-la. Depois, questionar: Como é seu canto? Alto, baixo, estridente ou agudo?
· Como é seu tamanho? Ela é leve ou pesada?
· Como é seu rabo? É grande ou pequeno? Leve ou pesado? Ela tem pele ou penas? Demonstre o seu toque nela.
· Questione: Caso pise no rabo dela, como ela reagirá? Demonstre com seu corpo, sem falar!
Após essa vivência as crianças vão para um espaço na sala ou varanda, para a montagem da cena da trova. Para esse momento de criação, dispor alguns equipamentos mínimos , como tapetes coloridos, pedras, vasos de plantas, animais de pelúcia...
· Roda de compartilhar ideias: o que foi que você aprendeu com essa oficina, o que foi importante para você?
Deixe as crianças descobrirem as formas de apresentação. Como será estruturada, questione onde ficará a plateia que assistirá o sarau , onde será a coxia , espaço para se organizarem para a apresentação, e onde será o palco.
A professora filmará o momento de criação e ensaio para depois mostrar a eles. Assim, poderão observar-se e autoavaliar ( tom de voz, movimento corporal e sintonia do grupo).
Cristina Saghy Kassab
Nenhum comentário:
Postar um comentário