São poucos os colégios públicos e particulares que oferecem o audiovisual como alternativa para expressão.
Acreditando neste potencial narrativo e reflexivo o coletivo Nossa Tela desde 2006 propõe oficinas e curso de formação audiovisual para colégios públicos e privados. Devido a quantidade de vídeos produzidos surgiu a necessidade de exibir esse material e discutir a produção dos alunos.
Em 2010 aconteceu a 1º Edição do Festival de vídeo na escola. Foram 75 filmes inscritos e 9 programas. O Evento aconteceu no Cine Olido.
Hoje no Cine Olido aconteceu a abertura da 2º Edição que contou com 95 filmes inscritos e 5 programas. Estive presente com alguns amigos para acompanhar a exibição do 3º Programa junto com os jovens realizadores.
A garota estava toda orgulhosa em ver seus trabalhos em tela grande, ao final, deram entrevista, conversaram sobre o processo com uma maturidade invejável. As professoras quase não cabiam em si de tanto orgulho por terem proposto a utilização do audiovisual como parte de um exercício de interpretação de texto e adaptação de contos.
Quanto a qualidade, isso fica para um outro post, pois se há necessidade, é importante que haja investimento, pois até quando a galera irá filmar com câmera VGA de celular? Enquanto isso não acontece, aplaudimos de pé o resultado e o empenho das educadoras responsáveis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário